AVALIAÇÃO DA GESTÃO COLEGIADA EM UMA MATERNIDADE DE ENSINO, NA PERSPECTIVA DOS GESTORES, COLABORADORES E USUÁRIOS

Autores

  • Maria Liduina Freitas Pinto Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC)
  • Maria do Socorro de Sousa Rodrigues Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Gestão colegiada, Maternidade-escola, Humanização da Assistência

Resumo

O Ministério da Saúde dedica aos hospitais de ensino a responsabilidade de formar profissionais alinhados com as diretrizes de humanização e assistência à saúde, e sugere que as mudanças em seus métodos de trabalho, utilizem como ferramenta a gestão colegiada. Este estudo avalia a dinâmica da gestão colegiada em uma maternidade-escola do Ceará, a partir da visão dos seus gestores, funcionários/servidores e usuários, destacando benefícios e fragilidades do percurso. O desenvolvimento desta pesquisa descritiva, caracterizada como um estudo de caso, de abordagem quantiqualitativa quanto ao problema, se deu por meio da aplicação de questionário junto ao público referido, e de um levantamento das manifestações realizadas pelos usuários por meio da ouvidoria da Instituição, no ano de 2018. As principais conclusões apontam que o maior benefício da gestão colegiada, na visão dos sujeitos, é o conhecimento e partilha dos problemas na unidade/instituição, a integração entre as categorias profissionais e a troca de saberes. Os resultados também deixaram evidentes fragilidades, como desconhecimento dos profissionais sobre a existência da gestão colegiada na referida maternidade-escola, baixa diversidade entre os que frequentam a reunião colegiada, poucas manifestações de usuários incluídas em pautas de reunião do colegiado e necessidade de capacitação dos seus atores.

Abstract

The Ministry of Health dedicates to teaching hospitals the responsibility of training professionals in accordance with the guidelines for humanization and health care, and suggests that changes in their working methods should use collegiate management as a tool. This study evaluates the collegiate management dynamics in a maternity school in Ceará, based on its managers, employees as well as employees and users’ point of view, highlighting path benefits and weaknesses. The development of this descriptive research, characterized as a case study, with a quantitative and qualitative approach to the problem, was carried out through the application of a questionnaire to the public referred to, and a survey of the manifestations accomplished by the users through the institution's ombudsman, in the year (2018). The research also revealed that the greatest benefit of collegial management, in the view of the subjects, is knowledge and sharing of problems in the unit / institution, integration between professional categories and knowledge exchange. The results also revealed evident weaknesses, such as lack of knowledge of the professionals about the existence of collegiate management in the maternity-school referred to, low diversity among those attending the collegiate meeting, few demonstrations of users included in the collegiate meeting guidelines and the need for training of their actors.

Resumen

El Ministerio de Salud dedica a la enseñanza a los hospitales la responsabilidad de formar a profesionales alineados con las directrices de humanización y atención sanitaria, y sugiere que los cambios en sus métodos de trabajo utilicen la gestión colegial como herramienta. Este estudio evalúa la dinámica de la gestión colegial en una escuela de maternidad en Ceará, desde la opinión de sus gerentes, empleados/empleados y usuarios, destacando los beneficios y debilidades de la ruta. El desarrollo de esta investigación descriptiva, caracterizada como un estudio de caso, con un enfoque cuantitativo-cualitativo del problema, se produjo a través de la aplicación de un cuestionario al público referido, y una encuesta de las manifestaciones llevadas a cabo por los usuarios a través del ombudsman de la institución, en 2018. Las principales conclusiones señalan que el mayor beneficio de la gestión colegial, a juicio de las asignaturas, es el conocimiento y el intercambio de problemas en la unidad/institución, la integración entre categorías profesionales y el intercambio de conocimientos. Los resultados también dejaron debilidades evidentes, como el desconocimiento de los profesionales sobre la existencia de la gestión colegial en la mencionada escuela de maternidad, la baja diversidad entre los que asisten a la reunión colegial, las pocas manifestaciones de los usuarios incluidas en las agendas colegiales de reuniones y la necesidad de formación de sus actores.

Downloads

Publicado

09/07/2020

Como Citar

Freitas Pinto, M. L., & de Sousa Rodrigues, M. do S. (2020). AVALIAÇÃO DA GESTÃO COLEGIADA EM UMA MATERNIDADE DE ENSINO, NA PERSPECTIVA DOS GESTORES, COLABORADORES E USUÁRIOS. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 7(1). Recuperado de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/38

Edição

Seção

Artigos