A DISCIPLINA DE CONTROLADORIA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: MOTIVAÇÕES PRÉ-EXISTENTES E HABILIDADES DESENVOLVIDAS
Palavras-chave:
Controladoria, Pós-Graduação Stricto Sensu, Discentes, Motivações, HabilidadesResumo
Este estudo objetiva analisar as percepções de discentes da pós-graduação stricto sensu sobre as motivações pré-existentes e habilidades desenvolvidas na disciplina de controladoria. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, conduzida por meio de survey, em que foram aplicados questionários com 41 estudantes de uma Instituição de Ensino Superior Pública e aplicou-se análise fatorial. Os resultados foram estruturados em três fatores: habilidades de gestão, motivacionais, e habilidades contábeis e financeiras. Os itens mais relevantes para cada um dos fatores foram, respectivamente, capacidade de influenciar os gerentes para a tomada de decisões, melhorar minha autoestima e conhecimentos sobre contabilidade geral. Por meio do teste t, verificou-se que os homens percebem de forma mais elevada às habilidades desenvolvidas que as mulheres, assim como os profissionais de áreas distintas à administração e contabilidade têm uma maior percepção sobre as habilidades contábeis e financeiras desenvolvidas na disciplina. Por fim, os modelos de regressão linear múltipla revelaram que os fatores motivacionais exercem efeito positivo sobre as habilidades de gestão e habilidades contábeis e financeiras.
AbstractThis study objectively analyzes the aspirations of stricto sensu graduate students regarding pre-existing motivations and skills developed in the piloting discipline. Therefore, a quantitative research was carried out, conducted through a survey, in which applications were applied to 41 students from a Public Higher Education Institution and factor analysis was applied. The results were guaranteed in three factors: management skills, motivational and accounting and financial skills. The most relevant items for each of the factors were, respectively, the ability to influence managers to make decisions, improve my self-esteem and knowledge of general accounting. Through the t test, it was deserved that men have a higher perception of improved skills than women, as well as professionals from areas other than administration and accounting have a greater perception of advanced accounting and financial skills in the discipline. Finally, multiple linear regression models revealed that motivational factors have a positive effect on management skills and fiscal and financial skills.
ResumenEste estudio tiene como objetivo analizar las percepciones de los estudiantes de posgrado stricto sensu sobre las motivaciones preexistentes y las habilidades desarrolladas en la disciplina del control. Por lo tanto, se llevó a cabo una investigación cuantitativa, realizada a través de una encuesta, en la que se aplicaron cuestionarios con 41 estudiantes de una Institución De Educación Superior Pública y se aplicó el análisis de factores. Los resultados se estructuraron en tres factores: habilidades de gestión, motivacional, y habilidades contables y financieras. Los elementos más relevantes para cada uno de los factores fueron, respectivamente, la capacidad de influir en los gerentes para la toma de decisiones, mejorar mi autoestima y conocimientos sobre contabilidad general. A través de la prueba t, se encontró que los hombres perciben más altamente las habilidades desarrolladas que las mujeres, así como los profesionales de diferentes áreas de la administración y la contabilidad tienen una mayor percepción sobre las habilidades contables y financieras desarrolladas en la disciplina. Por último, varios modelos de regresión lineal revelaron que los factores motivacionales tienen un efecto positivo en las habilidades de gestión y las habilidades contables y financieras.