AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA FORMAÇÃO DISCENTE NA GRADUAÇÃO: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Autores

  • Janaíne Marques Leal Barros Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Wagner Bandeira Andriola Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0001-6459-0992

Palavras-chave:

Ensino Superior, Avaliação Educacional, Pesquisa com Egresso, Eficácia Discente

Resumo

A eficácia da formação discente está estreitamente vinculada à qualidade dos aspectos pedagógicos dos cursos. O curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) idealiza egresso com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com rigor técnico e científico, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Sob esta ótica, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia da formação discente deste curso, a partir da análise dos objetivos propostos no Projeto Pedagógico e da inserção laboral dos egressos. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo com 77 egressos do período 2013 a 2015, nos quais foram aplicados questionário disponibilizado na Plataforma Google Drive. O estudo possibilitou identificar que o perfil do profissional condiz com o PPC, pois foram identificados fatores positivos associados à formação, tais como: qualidade do ensino, docentes com alto nível de qualificação, ofertas de atividades de pesquisa e extensão e incentivo a formação acadêmica. Constatou-se, ainda, que 61 egressos (79% da amostra) exerciam alguma atividade remunerada, ou seja, estavam inseridos no mercado de trabalho. Considera-se que estas relevantes informações permitiram identificar fragilidades e potencialidades do curso, especificamente com relação à eficácia da formação do discente de Odontologia.

Abstract

The effectiveness of student training is closely linked to the quality of the pedagogical aspects of the courses. The Undergraduate Course in Dentistry of the Federal University of Ceará (UFC) idealizes graduates with generalist, humanist, critical and reflective training, with technical and scientific rigor, able to act at all levels of health care. From this perspective, the objective of this work was to evaluate the effectiveness of the student training of this course, from the analysis of the objectives proposed in the Pedagogical Project and the labor insertion of the graduates. To this end, a field search was conducted with 77 graduates from 2013 to 2015, in which a questionnaire was applied available on the Google Drive Platform. The study made it possible to identify that the profile of the professional is consistent with the PPC, because positive factors associated with education were identified, such as: quality of teaching, teachers with a high level of qualification, offers of research activities and extension and incentive to academic training. It was also found that 61 graduates (79% of the sample) performed some paid activity, that is, they were inserted in the labor market. It is considered that this relevant information allowed identifying weaknesses and potentialities of the course, specifically in relation to the effectiveness of the training of the dental student.

Resumen

La eficacia de la formación de los estudiantes está estrechamente ligada a la calidad de los aspectos pedagógicos de los cursos. El Curso de Grado en Odontología de la Universidad Federal de Ceará (UFC) idealiza brindar a los graduados una formación generalista, humanista, crítica y reflexiva, con rigor técnico y científico, capaces de actuar en todos los niveles de la atención de la salud. Desde esta perspectiva, el objetivo de este trabajo fue evaluar la eficacia de la formación del alumno de este curso, desde el análisis de los objetivos propuestos en el Proyecto Pedagógico y la inserción laboral de los graduados. Para ello, se realizó una investigación con 77 graduados de 2013 a 2015, en los que se aplicaron un cuestionario disponible en la plataforma Google Drive. El estudio hizo posible identificar que el perfil del profesional es coherente con el PPC, ya que se identificaron factores positivos asociados a la educación, tales como: calidad de la enseñanza, profesores con un alto nivel de cualificación, ofertas de actividades de investigación y extensión e incentivo a la formación académica. También se encontró que 61 graduados (79% de la muestra) realizaron alguna actividad remunerada, es decir, fueron insertados en el mercado laboral. Se considera que esta información relevante permitió identificar las debilidades y potencialidades del curso, específicamente en relación con la eficacia de la formación del estudiante de odontología.

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Publicado

09/07/2020

Como Citar

Marques Leal Barros, J., & Bandeira Andriola, W. (2020). AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA FORMAÇÃO DISCENTE NA GRADUAÇÃO: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 7(1). Recuperado de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/33

Edição

Seção

Artigos