EVASÃO DISCENTE E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PESQUISA EM CURSOS DE ENGENHARIA

Autores

Palavras-chave:

Evasão Discente, Vulnerabilidade, Engenharia, Ensino Superior

Resumo

Nos últimos anos, o ensino superior brasileiro passou por transformações decorrentes de políticas públicas destinadas a expandi-lo e reestruturá-lo. Tais mudanças desafiam a universidade a repensar e transformar a maneira como mantém vínculos com a sociedade. Vários fatores precisam ser corrigidos e outros eliminados, para que os estudantes possam ter acesso não apenas à universidade, mas também uma garantia de graduação. O presente trabalho é uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, e apresenta as causas da evasão relacionadas à aspectos socioeconômicos de alunos de cursos de engenharia em uma universidade pública brasileira. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas aos alunos matriculados nos cursos de engenharia do CT/UFC. Concluiu-se que o problema da evasão pode ocorrer devido a uma variedade de fatores socioeconômicos, isolados ou inter-relacionados, que influenciam a decisão pela evasão,especialmente do aluno em situação de vulnerabilidade.

Abstract

In recent years, Brazilian higher education has undergone transformations resulting from public policies aimed at expanding and restructure it. Such changes challenge the university to rethink and transform the way it maintains links with society. Several factors need to be corrected and others eliminated, so that students can have access not only to the university, but also a guarantee of graduation. The present work is a descriptive research, with a quality-quantitative approach, and presents the causes of evasion related to socioeconomic aspects of engineering students at a Brazilian public university. The results were obtained through the application of a questionnaire with open and closed questions to students enrolled in the engineering courses at CT/UFC. It was concluded that the problem of evasion may occur due to a variety of socioeconomic factors, isolated or interrelated, that influence the decision for evasion, especially of the student in a situation of vulnerability.

Resumen

En los últimos años, la enseñanza superior brasileña ha experimentado transformaciones resultantes de las políticas públicas destinadas a ampliarla y reestructurarla. Tales cambios desafían a la universidad a repensar y transformar la forma en que mantiene los vínculos con la sociedad. Es necesario corregir varios factores y eliminar otros, para que los estudiantes puedan tener acceso no sólo a la universidad, sino también una garantía de graduación. El presente trabajo es una investigación descriptiva, con un enfoque cualitativo-cuantitativo, y presenta las causas de la evasión relacionadas con los aspectos socioeconómicos de los estudiantes de ingeniería en una universidad pública brasileña. Los resultados se obtuvieron mediante la aplicación de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas a los estudiantes matriculados en los cursos de ingeniería CT/UFC. Se llegó a la conclusión de que el problema de la evasión puede deberse a diversos factores socioeconómicos, aislados o interrelacionados, que influyen en la decisión de evadir, especialmente del estudiante en situación vulnerable.

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Publicado

10/09/2021

Como Citar

Ramos da Rocha, M. M., Sampaio Lima, A., & Bandeira Andriola, W. (2021). EVASÃO DISCENTE E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PESQUISA EM CURSOS DE ENGENHARIA. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 8(1). Recuperado de http://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/45

Edição

Seção

Artigos