O ENSINO DA MATEMÁTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A VIDA: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Airton Santos Lima Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)
  • Albano Oliveira Nunes Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)
  • Artemizia Ribeiro Lima Costa Secretaria de Educação de Aracati/CE-SEDUCA e Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Palavras-chave:

Matemática, Cotidiano, Ensino

Resumo

O presente artigo é uma proposta de trabalho de conclusão de curso (TCC), no curso de licenciatura em pedagogia. Para a pesquisa foi realizado um estudo de campo em uma escola do ensino fundamental, localizada no município de Beberibe/CE, mais especificamente em uma turma do 2º ano. O objetivo desta pesquisa foi analisar a importância do ensino da matemática e a relação da mesma com o cotidiano dos alunos. Para coleta de dados realizou-se uma entrevista com alguns alunos da turma e a professora que leciona esta disciplina. O trabalho fundamentou-se em pesquisadores que abordam sobre o tema, tendo como base maior os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) de matemática. Contudo pode-se perceber o real valor que deve ser dado a essa disciplina, já que esta proporciona o aluno a capacidade de raciocinar, refletir e pensar, além de contribuir para enfrentar os desafios que a vida traz, ajuda no ensino das demais disciplinas e na construção da cidadania.

Downloads

Publicado

01/07/2019

Como Citar

Santos Lima, A., Oliveira Nunes, A., & Ribeiro Lima Costa, A. (2019). O ENSINO DA MATEMÁTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A VIDA: ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 6(1). Recuperado de http://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/29

Edição

Seção

Artigos