AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPECTATIVAS ACADÊMICAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO FEEDBACK E DAS DECISÕES INSTITUCIONAIS

Autores

  • Ana Cléa Gomes de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus de Sobral
  • Wagner Bandeira Andriola Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0001-6459-0992

Palavras-chave:

Avaliação de professores, Educação Superior, Feedback, Expectativas

Resumo

Considerando a relevância do tema avaliação para a educação superior, o presente trabalho tem por objetivos investigar a influência do feedback individualizado concedido aos professores para a melhoria da prática docente e caracterizar o vínculo entre as decisões institucionais e o processo de avaliação vivenciado na unidade de ensino analisada. No que concerne aos procedimentos metodológicos, foi adotada a abordagem quali-quantitativa, buscando-se a integração dos dois enfoques por meio da triangulação entre métodos, onde se utilizou da combinação da entrevista semiestruturada com o questionário para a coleta dos dados. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Instituição de Ensino Superior (IES) analisada pauta-se em ciclos avaliativos de caráter somativo, fato que impede o redirecionamento da ação docente durante o processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

04/04/2014

Como Citar

Gomes de Sousa, A. C., & Bandeira Andriola, W. (2014). AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPECTATIVAS ACADÊMICAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO FEEDBACK E DAS DECISÕES INSTITUCIONAIS. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 1(1). Recuperado de http://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/2

Edição

Seção

Artigos