AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • Carla Dornelles Da Silva Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ)
  • Marcos Antônio Martins Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Avaliação institucional, Gestão escolar, Psicodrama

Resumo

A avaliação está intrinsecamente ligada à vida humana, está presente no cotidiano e perpassou todos os momentos da história da humanidade. A avaliação contribuiu para a construção da cultura, dos valores e dos comportamentos humanos no sentido de seu maior aperfeiçoamento. Há muitas lacunas que precisam ser recuperadas com estudos e pesquisas, pois, com o avanço da tecnologia e da sociedade, da informação, o homem vive aturdido, perplexo e ávido em transformar as informações em conhecimentos mais significativos. Percebe-se um momento de efervescência na ciência, razão pela qual é necessário retornar à história para exaurir a essência das coisas. A avaliação, por conseguinte, é reconhecida, hoje, por sua relevância ao estudar, não somente, processo de ensino e aprendizagem, como, também, as organizações enquanto 4sua gestão. Possibilita o questionamento dos problemas fundamentais da Pedagogia, da gestão e do posicionamento crítico do ato educativo. Portanto, a avaliação institucional deve contemplar as múltiplas facetas deste processo, isto é, compreender o homem em sua totalidade, historicidade, em seu contexto situacional, relacional, enfim, utilizando instrumentais tanto qualitativos como quantitativos, a fim de se ter uma realidade mais fidedigna possível para auxiliar nas ações futuras.

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Publicado

08/04/2015

Como Citar

Dornelles Da Silva, C., & Martins Lima, M. A. (2015). AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: DELINEANDO NOVAS TENDÊNCIAS RELACIONADAS À GESTÃO ESCOLAR. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 2(1). Recuperado de http://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/11

Edição

Seção

Artigos