INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E OS SUBSÍDIOS QUE FAVORECEM A ATUAÇÃO DESTE PROFISSIONAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Danilo Freitas da Silva Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)
  • Albano Oliveira Nunes Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)
  • Artemizia Ribeiro Lima Costa Secretaria Municipal de Educação de Aracati (SEDUCA) e Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Palavras-chave:

Pedagogia, Alfabetização, Educação, Pesquisa qualitativa

Resumo

Este artigo objetivou verificar os atributos do curso de pedagogia e suas contribuições sociais, analisando aspectos referentes à área de atuação do pedagogo e a contribuição deste profissional no processo de alfabetização. Para que esta pesquisa de natureza qualitativa e descritiva fosse efetivada, foram adotados como processos metodológicos estudos bibliográficos, averiguação da matriz curricular do curso de pedagogia e análises de questionários aplicados em uma turma do 8º semestre do referido curso, numa Instituição Privada de Ensino Superior – 2015.  Sendo assim, foi possível compreender as peculiaridades do curso, como sua carga horária e as disciplinas que o complementam. Cabe ressaltar, também, que algumas afirmativas dos graduandos em relação à formação em pedagogia serão explicitadas, enfatizando questões relevantes sobre a teoria, a prática e o papel social do pedagogo, proporcionando maior captação de conhecimentos relativos ao curso. Embora se tenha constatado poucas considerações negativas por parte dos acadêmicos acerca de conteúdos e metodologias de ensino, a pesquisa elucidou que o curso de pedagogia é de grande abrangência social, contribuindo no desenvolvimento econômico, cultural e, principalmente, educacional.

Downloads

Publicado

08/04/2015

Como Citar

Freitas da Silva, D., Oliveira Nunes, A., & Ribeiro Lima Costa, A. (2015). INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E OS SUBSÍDIOS QUE FAVORECEM A ATUAÇÃO DESTE PROFISSIONAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 2(1). Recuperado de http://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/10

Edição

Seção

Artigos