INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)
Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, Inovação, Educação, Políticas PúblicasResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm sido amplamente utilizadas como estratégia de ensino nas escolas brasileiras, nos últimos anos, em decorrência dos avanços tecnológicos. Portanto, faz-se necessário abordar como o uso dessas tecnologias pode contribuir para a educação e o aprendizado dos alunos. Assim, o artigo buscou responder a seguinte questão: quais as possibilidades de inserção e contribuições das TDIC na educação? Objetivou-se analisar as contribuições das TDIC para a educação, bem como seus desafios e possibilidades amparando-se nos autores Santos e Freitas (2017), Giddens (1991), Xavier (2012), e Martins (2021). A abordagem do estudo é qualitativa (Cardano, 2017), pois se baseia em pesquisa bibliográfica, alinhada ao Estado do Conhecimento. Como resultados, foi possível constatar que os estudos indicam a centralidade do papel das TDIC na Educação com o fito de formação do cidadão crítico e criativo, seja no que se refere à dimensão instrumental quanto na formativa.
Abstract
Digital Information and Communication Technologies (DICT) have been widely used as a teaching strategy in Brazilian schools in recent years due to technological advances. Therefore, it is necessary to address how the use of these technologies can contribute to education and student learning. Thus, this article sought to answer the following question: what are the possibilities for the inclusion and contributions of DICT in education? The objective was to analyze the contributions of DICT to education, as well as their challenges and possibilities, based on the work of Santos and Freitas (2017), Giddens (1991), Xavier (2012), and Martins (2021). The study adopted a qualitative approach (Cardano, 2017), based on bibliographic research aligned with the State of Knowledge. The results showed that the studies indicate the central role of DICT in education for the development of critical and creative citizens, both instrumentally and formatively.
Resumen
Las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC) se han utilizado ampliamente como estrategia didáctica en las escuelas brasileñas en los últimos años debido a los avances tecnológicos. Por lo tanto, es necesario abordar cómo el uso de estas tecnologías puede contribuir a la educación y al aprendizaje de los estudiantes. En este sentido, este artículo buscó responder a la siguiente pregunta: ¿cuáles son las posibilidades de inclusión y las contribuciones de las TDIC en la educación? El objetivo fue analizar las contribuciones de las TDIC a la educación, así como sus desafíos y posibilidades, con base en los trabajos de Santos y Freitas (2017), Giddens (1991), Xavier (2012) y Martins (2021). El estudio adoptó un enfoque cualitativo (Cardano, 2017), basado en una investigación bibliográfica alineada con el Estado del Conocimiento. Los resultados mostraron que los estudios indican el papel central de las TDIC en la educación para el desarrollo de ciudadanos críticos y creativos, tanto instrumental como formativamente.