EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MODERNIDADE À LUZ DO PENSAMENTO CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁXIS INTERVENTIVA
Palavras-chave:
Educação, Pensamento crítico, PPGIES, Práxis interventivaResumo
O artigo decorre de reflexões advindas da atuação docente no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) dos campi de Serrinha e Bom Jesus da Lapa. Seu objetivo é relatar contribuições do componente curricular “Educação, Desenvolvimento e Modernidade”, à luz do pensamento crítico, para/na práxis interventiva de mestrandos envolvidos com a discussão proposta para o semestre 2025.1 e reflexões decorrentes. Trata-se de estudo de natureza qualitativa baseado em contribuições teóricas sobre temáticas discutidas durante o componente curricular e análise de um instrumento de avaliação apresentado como formulário do Google Forms. Com base no estudo é possível ratificar: I. a importância do pensamento crítico para/na análise de diferentes objetos de estudo, especialmente quando consideradas as influências do neoliberalismo em contextos sociais e educacionais diversos; II. a oportunidade em conhecer projetos de pesquisa, em fase inicial, com diversas abordagens teórico-metodológicas e sua aderência a um mestrado profissional; III. a oportunidade de enriquecimento ao planejamento do componente, tendo em vista a formação inicial dos docentes e mestrandos, aspecto a corroborar para a natureza interdisciplinar do programa; IV. a possibilidade de reconhecer processos educativos contra-hegemônicos e críticos da exclusão, subordinação e desigualdades socioespaciais; V. a relevância da educação de base contra-hegemônica e dos processos formativos dela oriundos. Embora reconhecidos os limites de aprofundamento da temática, acredita-se nas possibilidades de sua ampliação futura, conforme interesses e objetivos dos mestrandos, bem como contribuições à denominada práxis interventiva.
Abstract
This study stems from reflections arising from teaching in the Graduate Program (stricto sensu) in Educational and Social Intervention (PPGIES) at the State University of Bahia (Uneb) in Serrinha and Bom Jesus da Lapa campuses. Its objective is to report contributions of the curricular component "Education, Development, and Modernity," in light of critical thinking, to/in the intervention practice of master's students involved in the discussion proposed for the 2025.1 semester and resulting reflections. This is a qualitative study based on theoretical contributions on topics discussed during the curricular component and analysis of an assessment instrument presented as a Google Forms form. Based on the study, it is possible to ratify: I. the importance of critical thinking for/in the analysis of different objects of study, especially when considering the influences of neoliberalism in diverse social and educational contexts; II. the opportunity to learn about research projects, in their initial phase, with diverse theoretical and methodological approaches and their adherence to a professional master's degree; III. the opportunity to enrich the planning of the component, taking into account the initial training of teachers and master's students, an aspect that corroborates the interdisciplinary nature of the program; IV. the possibility of recognizing counter-hegemonic educational processes that are critical of exclusion, subordination, and socio-spatial inequalities; V. the relevance of counter-hegemonic basic education and the formative processes arising from it. While recognizing the limits of deepening the topic, we believe in the possibilities of its future expansion, according to the interests and objectives of master's students, as well as contributions to the so-called interventional praxis.
Resumen
Este estudio surge de las reflexiones derivadas de la docencia en el Programa de Posgrado (en sentido estricto) en Intervención Educativa y Social (PPGIES) de la Universidad Estatal de Bahía (Uneb), en los campus de Serrinha y Bom Jesus da Lapa. Su objetivo es informar sobre las contribuciones del componente curricular "Educación, Desarrollo y Modernidad", a la luz del pensamiento crítico, en la práctica de intervención de los estudiantes de maestría que participaron en la discusión propuesta para el semestre 2025.1 y las reflexiones resultantes. Se trata de un estudio cualitativo basado en contribuciones teóricas sobre los temas tratados durante el componente curricular y el análisis de un instrumento de evaluación presentado en formato Google Forms. A partir del estudio, es posible ratificar: I. la importancia del pensamiento crítico para el análisis de diferentes objetos de estudio, especialmente al considerar las influencias del neoliberalismo en diversos contextos sociales y educativos; II. la oportunidad de conocer proyectos de investigación, en su fase inicial, con diversos enfoques teóricos y metodológicos y su adhesión a una maestría profesional; III. la oportunidad de enriquecer la planificación del componente, teniendo en cuenta la formación inicial de docentes y estudiantes de maestría, aspecto que corrobora el carácter interdisciplinario del programa; IV. la posibilidad de reconocer procesos educativos contra-hegemónicos que critican la exclusión, la subordinación y las desigualdades socio-espaciales; V. la relevancia de la educación básica contra-hegemónica y los procesos formativos que de ella se derivan. Si bien reconocemos los límites para profundizar en el tema, creemos en las posibilidades de su futura expansión, según los intereses y objetivos de los estudiantes de maestría, así como en las contribuciones a la llamada praxis intervencionista.