PERSPECTIVAS AVALIATIVAS E DESAFIOS À PRÁTICA DOCENTE: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
Palavras-chave:
Prática pedagógica, Avaliação educacional, Formação docenteResumo
O artigo analisa possibilidades e fragilidades referentes à formação para a prática avaliativa docente, à luz do Projeto Pedagógico do curso de História (PPC), considerando a parca presença de discussões teórico-metodológicas sobre avaliação enquanto instrumento norteador da aprendizagem. Em suma, objetiva-se identificar as lacunas na formação docente pertinentes aos fundamentos e práticas da avaliação educacional. Assim, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio da revisão bibliográfica, da pesquisa documental e da aplicação de questionário submetido aos discentes do 7°, 8° e 9° semestre do curso de História, da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Destarte, os resultados evidenciaram a necessidade de uma formação que contemple não apenas às disciplinas específicas de História, mas também àquelas referentes à prática pedagógica, visto que a avaliação é um recurso essencial presente em todo o processo educativo.
Resumen
Este artículo analiza el potencial y las debilidades de la formación docente para las prácticas evaluativas, con base en el Proyecto Pedagógico (PPC) del programa de Historia, considerando las limitadas discusiones teóricas y metodológicas sobre la evaluación como herramienta orientadora del aprendizaje. En resumen, el objetivo es identificar las brechas en la formación docente relacionadas con los fundamentos y las prácticas de la evaluación educativa. Por lo tanto, se realizó una investigación cualitativa mediante una revisión bibliográfica, una investigación documental y un cuestionario aplicado a estudiantes de Historia de 7.º, 8.º y 9.º semestres de la Facultad de Educación y Ciencias Integradas de Crateús (FAEC), campus de la Universidad Estatal de Ceará (UECE). Los resultados destacaron la necesidad de una formación que abarque no solo las disciplinas específicas de la Historia, sino también las relacionadas con la práctica pedagógica, dado que la evaluación es un recurso esencial presente en todo el proceso educativo.
Abstract
This article analyzes the potential and weaknesses of teacher training for assessment practices, based on the History program's Pedagogical Project (PPC), considering the limited theoretical and methodological discussions on assessment as a guiding learning tool. In short, the aim is to identify gaps in teacher training related to the foundations and practices of educational assessment. Therefore, qualitative research was conducted through a literature review, documentary research, and a questionnaire administered to 7th, 8th, and 9th-semester History students at the Faculty of Education and Integrated Sciences of Crateús (FAEC), Ceará State University (UECE) campus. The results highlighted the need for training that encompasses not only specific History disciplines but also those related to pedagogical practice, given that assessment is an essential resource present throughout the educational process.