MULHERES NEGRAS EM CURSOS DE LICENCIATURA: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ (UVA)
Palavras-chave:
Ensino Superior, Assistência Estudantil, Ações Afirmativas, Políticas PúblicasResumo
Historicamente, na sociedade patriarcal, às mulheres não lhes foi destinado o lugar de prestígio e importância nos espaços públicos, tais como na política e na Universidade. No Brasil, soma-se a este fato, as chagas abertas decorrentes da escravidão de mais de 300 anos, com o olhar ausente do Estado às necessidades mais básicas desse segmento social, tais como o direito à vida, educação, saúde e moradia, perpetuando, desse modo, desigualdades de renda, gênero e raça. A pesquisa buscou descrever o perfil dos universitários dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), para, assim, analisar a presença de mulheres negras nesse segmento acadêmico. Assim, compreendendo o direito à educação como direito humano, apreende-se que o acesso ao ensino superior brasileiro por essas mulheres é marcado por contrastes de desigualdades de classe, raça e gênero. Apesar de reconhecida a expansão do acesso ao ensino superior brasileiro e a significativa presença do público feminino negro nas universidades públicas do país, inclusive na UVA, há inúmeras dificuldades que obstaculizam a permanência digna e saudável desse segmento social. Dessa forma, considera-se a necessidade da construção de estratégias de enfretamento para a universidade em comento, tais como políticas assistenciais específicas para atender as interseccionalidades de gênero, raça e classe desses sujeitos.
Abstract
Historically, in patriarchal society, women have not been given a place of prestige and importance in public spaces, such as politics and universities. In Brazil, this is compounded by the open wounds resulting from slavery lasting over 300 years, with the State's lack of attention to the most basic needs of this social segment, such as the right to life, education, health and housing, thus perpetuating inequalities of income, gender and race. The research sought to describe the profile of undergraduate students at Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), in order to analyze the presence of black women in this academic segment. Thus, understanding the right to education as a human right, it is understood that access to higher education in Brazil by these women is marked by contrasts of inequalities of class, race and gender. Despite the recognition of the expansion of access to higher education in Brazil and the significant presence of black women in the country's public universities, including UVA, there are numerous difficulties that hinder the dignified and healthy permanence of this social segment. Thus, the need to develop strategies to address this issue for the university in question is considered, such as specific welfare policies to address the intersectionalities of gender, race and class of these subjects.
Resumen
Históricamente, en la sociedad patriarcal, a las mujeres no se les dio un lugar de prestigio e importancia en los espacios públicos, como la política y la Universidad. En Brasil, además de este hecho, existen heridas abiertas resultantes de la esclavitud durante más de 300 años, con la falta de atención del Estado a las necesidades más básicas de este segmento social, como el derecho a la vida, la educación, la salud y la vivienda. , perpetuando así las desigualdades de ingresos, género y raza. La investigación buscó describir el perfil de los estudiantes universitarios que cursan cursos de pregrado en la Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), con el fin de analizar la presencia de mujeres negras en ese segmento académico. Así, entendiendo el derecho a la educación como un derecho humano, queda claro que el acceso de estas mujeres a la educación superior brasileña está marcado por contrastes de desigualdades de clase, raza y género. A pesar del reconocimiento de la ampliación del acceso a la educación superior brasileña y de la importante presencia de mujeres negras en las universidades públicas del país, incluida la UVA, existen numerosas dificultades que obstaculizan la permanencia digna y saludable de este segmento social. Por lo tanto, hay necesidad de construir estrategias de afrontamiento, como políticas de asistencia específicas para atender las interseccionalidades de género, raza y clase de estas materias.