POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INTERESSES: POLÍTICA DE ESTADO OU DE GOVERNO?

Autores

  • Renildo Franco da Silva Faculdadade do Vale do Jaguaribe (FVJ)

Palavras-chave:

Política Pública Educacional, Jogo de Interesses, Igualdade. Acessibilidade

Resumo

A investigação, de caráter qualitativo, traz um estudo sobre o jogo de interesses na criação de políticas públicas educacionais de estado ou de governo. O estudo foi aplicado no Programa Zumbi de Desenvolvimento da Aprendizagens, na cidade de Aracati-CE. A pesquisa teve como objetivo investigar os processos de criação de políticas públicas educacionais, suas finalidades, para onde confluem, bem como os atores que impulsionam seu surgimento. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível mostrar que os gestores públicos ainda veem a máquina pública com foco em seus interesses individualistas usando-a como forma de propagação de si ao invés de proporcionar ao cidadão oportunidades de igualdade, acessibilidade na relação escola e sociedade. Como embasamento teórico, lançou-se mão dos estudos de Höfling (2011), Silva (2014), Bizelli (2015) e Da Silva et al. (2017).  Os métodos exploratório, explicativo e descritivo foram utilizados na pesquisa, bem como um estudo de caso em que se compara o mesmo caso em dois tempos distintos. Por fim, o artigo constatou que independente dos atores envolvidos, as políticas públicas educativas pensadas para a melhoria da aprendizagem fazer parte de um jogo de interesses que podem levá-la a se tornar uma política de Estado ou simplesmente ficar no âmbito de uma proposta de governo. Isso não significa que uma proposta política educacional de Estado, pela ideia de sua implementação, possa ser duradoura ou receber o incentivo necessário para sua continuidade.

Downloads

Publicado

01/07/2018

Como Citar

Franco da Silva, R. (2018). POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE INTERESSES: POLÍTICA DE ESTADO OU DE GOVERNO?. Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA, 5(1). Recuperado de https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/25

Edição

Seção

Artigos